A importância do Fortalecimento do Core





Se você faz alguma atividade física com certeza já ouviu falar em fortalecimento do core. Ele é colocado como um dos focos em quase todos os tipos de treinamento, como no funcional, crossfit e pilates. Mas afinal de contas, por que ter o core forte é tão importante e como fazer isso de forma efetiva?

Antes de mostrar para vocês a importância de trabalhar e fortalecer o core, temos que entender o que realmente é este sistema de músculos que em seu conjunto ajudam e muito  na saúde e estabilidade do nosso corpo. 

Core, no treinamento funcional ou “power house” para alguns professores de pilates, é um conjunto de músculos que fazem parte da lombar, pelve, abdômen, períneo e quadril . Ufa! Tudo isso? Aposto que você achava que era só o abdômen, não é mesmo?

Pois é. Todos estes músculos formam um complexo que proporcionam sustentação ao tronco e estabilidade da coluna, fazendo com que ela se movimente de forma segura e equilibrada e assim melhorando e muito a sua postura, além de evitar e prevenir problemas ortopédicos no corpo inteiro!

A coluna e o quadril que levam incessantemente carga no dia a dia, com um core bem trabalhado, ficam alinhados, bem sustentados e funcionais para se movimentar de forma eficiente, sem dor e livre de movimentos porque a base está bem construída. 

Assim dizendo, trabalhar o core de forma correta, proporciona força, estabilidade e potência. Estes músculos centrais criam uma base sólida para o nosso corpo conectando a cintura escapular e pélvica podendo executar os movimentos com mais consciência, alinhados e com uma postura controlada. 

Neste mês de agosto, graças à nossa enquete nos stories do nosso Instagram, montamos  o projeto “Super Core” onde vamos intensificar o trabalho destes músculos! Nos dias que não tivermos treino funcional ou Mat Pilates teremos treinos novos ao vivo ou gravados para que você possa treinar nem que seja 5 minutos por dia esta musculatura! 


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