top of page

A importância da Atividade Física no Confinamento

Atualizado: 31 de mai. de 2021

Neste ano, nos deparamos com uma situação completamente atípica em nossas vidas. O mundo inteiro parou e tivemos que adaptar as nossa rotina ao confinamento de nossas casas. Naturalmente, no confinamento, acabamos nos deslocando muito menos do que o normal e isso trouxe um impacto muito importante para a nossa saúde. O sedentarismo ja é uma epidemia mundial e foi exacerbada quando tivemos que ficar dentro de casa. Mas felizmente, muitas pessoas sentiram na pele a necessidade de mexer o corpo, e se conscientizaram que o exercício fisico não poderia parar, assim começaram a se adaptar aos treinos em casa. Os profissionais de Educação Física, como eu, tiveram que se adaptar a um novo tipo de serviço: o on-line. No meu caso, criei o Suando na Sala que é uma Comunidade no Instagram e comecei a dar aulas ao vivo para atingir o maior numero de pessoas e assim poder ajudar a combater a inatividade gerada pelo confinamento.Como todos nós sabemos, o ser humano foi feito para estar em movimento e nunca antes valorizamos tanto a atividade física e sua importância em nossas vidas. Mexer o corpo neste período tão difícil e desafiador não é só questão de saúde física e sim de saúde mental também. A atividade física em todas as idades promove uma série de benefícios fisiológicos para o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa saúde emocional.


A atividade física de uma maneira geral funciona como um mecanismo que é imprescindível para a manutenção do bom funcionamento do corpo. Manter o corpo funcional é o que todos queremos até o final das nossas vidas. Esta prática ajuda a combater a obesidade e sobrepeso ( e todas as doenças que vem com estas condições) que já alcançou mais de 50% da população brasileira e que está preocupando por seu avanço precoce nas crianças devido a má alimentação e hábitos sedentários desta nova geração. Além disso, a atividade física ajuda a manter o corpo forte e com disposição para que este possa funcionar adequadamente em todas as nossas atividades da vida diária, evitando assim problemas articulares e possíveis lesões pelo seu mau uso. As pessoas ativas tem o sistema imunológico fortalecido e pronto para combater possíveis agentes infecciosos e doenças oportunistas. A atividade física estimula as células do sistema imunológico imediatamente quando nos exercitamos.


Todos esses benefícios se somam para a saúde mental da população que praticou atividade física neste período. Quando fazemos exercícios, liberamos uma serie de substancias no nosso cérebro que ajudam muito a prevenir a depressão e a ansiedade, provocando um bem estar imediato, sensação de relaxamento, melhora do sono e prazer. Mas para você alcançar todos estes resultados, a atividade física tem que ser incluída no seu dia a dia e fazer parte da sua vida para sempre!


Paula Bertacchini, Profissional de Educação Física, personal trainer há mais de 15 anos. Especialista em Obesidade e Emagrecimento e também em reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais. Criadora da Comunidade Suando na Sala no Instagram.

Cref -RJ 025311



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page