top of page

Dicas para fazer compras certeiras no supermercado



Uma das funções mais importantes para quem deseja ter uma alimentação equilibrada e saudável , por incrível que pareça não tem muito a ver com o fato de comer mas diz respeito à nossa organização: é a hora do supermercado.


Por isso, no texto de hoje eu trago algumas dicas que me ajudam muito a não escorregar nas centenas de tentações que  vemos nas prateleiras e focar no que precisamos de verdade. Dessa forma evitamos o desperdício, gastos desnecessários e mantemos uma alimentação de qualidade.


A primeira dica muita gente sabe mas as pessoas teimam em continuar cometendo o mesmo erro. Nunca vá com fome ao supermercado! A chance de você comprar coisas a mais e principalmente mais besteiras aumenta exponencialmente. Com a barriga cheia, estamos mais tranquilos e focados no que realmente precisamos e por isso não vamos pelo desejo, e sim pela razão.


Minha segunda dica é: organize-se . Em alguns desafios que fiz na comunidade fizemos o exercício de planejar as refeições da semana. Isso mesmo: construímos uma tabela com todos os dias da semana, com todas as refeições. Depois de organizar as refeições, você vai fazer a lista somente com os ingredientes necessários para preparar essas refeições. 


Terceira dica : vá com essa lista até a sua cozinha e veja o que tem e o que não tem. Isso evita que você compre mais coisas do que precisa. Olhe bem sua despensa e sua geladeira para somente comprar o que estiver faltando. 


A quarta dica é escolher principalmente alimentos que venham da natureza. É aquela máxima: “ descasque mais e desempacote menos”. Em todas as refeições procure acrescentar uma fruta ou algum legume pelo menos. Quanto mais colorido o seu prato, melhor!


Última dica mas não menos importante: veja os rótulos e ingredientes de cada alimento processado. A descrição dos ingredientes é por ordem de quantidade na composição, então se um alimento começar logo nos primeiros ingredientes com açúcar ou algum outro produto nocivo à saúde então não é uma boa escolha. Se estiver na dúvida entre um alimento ou outro é só comparar a tabela de ingredientes!


Esse foi o post de hoje, espero que agora você consiga ir com mais foco fazer uma das funções mais importantes para nossos objetivos e ao mesmo tempo uma das mais negligenciadas: a ida ao supermercado!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page